quarta-feira, 2 de outubro de 2013

Porque amar é respeitar...

Rio de Janeiro, 02 de outubro de 2013.


Amados,

Hoje foi mais um dia em que cheguei ao meu local de trabalho com o coração pleno de paz, mas este não tardou a ser confrontado. Engoli, extravasei, respirei, refleti. Então me perguntei: Por que a escola não é um local de paz, harmonia e alegria? Por que se revela num ambiente tenso de opressão?

De uma forma particular, observo que muitos espaços educacionais alimentam uma espécie de doença crônica em seu interior, talvez uma doença espiritual (ou não, depende da crença de cada um!). Enfim, o fato é que pessoas entram saudáveis e facilmente adoecem e demonstram dificuldade nesta libertação... Sinto esse peso! Isso me faz mal!

Então, se vivemos um período político tenso e a educação clama e chora por socorro, sinto-me bastante entristecida... Confesso que temo pelo futuro social das gerações... Os espaços escolares (formais ou não), profissionais, educandos, comunidade etc, necessitam de maior atenção e gentileza da parte de todos os cidadãos. O problema de um é também problema de todos, pois quando um ser humano é deixado para trás, ignorado ou agredido (moral e/ou fisicamente) todo o Planeta sofre as consequências...

A questão delicada aqui é que um professor, por mais que se doe, não consegue promover milagres, especialmente sozinho. Suas forças parecem esvanecer...Falta dignidade, respeito, parcerias, verdadeiro espírito de equipe... Então, me lembro de Paulo Freire, que diz que não podemos nos intitular educadores se não houver coerência entre nosso discurso e nossa prática. Penso que respeito é essencial a prática educacional!!

Estou cansada de hipocrisia! De paciência cheia de cara azeda e posturas infames e falsas! Tão ruim quanto perceber políticos e policiais atacando professores, é ver que educadores não respeitam seus pares, é perceber que em meio a tantas demandas pedagógicas tem gente gastando energia com pequenas coisas... Preferem diminuir a somar! Opressão ao invés de alegria! Que prazer é este? Que mundo é este?

Mas Deus é tão maravilhoso que nos liberta da opressão e nos preenche de paz e sabedoria para enfrentar os desafios cotidianos. Para toda experiência, há um aprendizado valioso, que proporciona um renascer no espírito. Nada como ter a presença de Deus em nossa vida!! Amooooo!!! É importante orar pelo futuro da educação e pelos profissionais que amam esta profissão, sem hipocrisia! 

Escrever é tudo de bom para mim, por isso não seria eu se não utilizasse as palavras para expressar sentimentos... Eu sonho com uma educação melhor!! Eu sonho com um mundo melhor!! Por isso, luto, oro e busco construir uma realidade social melhor!!!

Se minha voz pudesse alcançar o coração de todos os educadores, eu diria: Amem-se mais! Não percam tempo com o que não é importante, mas lutem pelo que é essencial à vida, o amor ao próximo! Sem dúvidas, muitos problemas e cóleras seriam evitadas se passássemos mais tempo oferecendo amor ao invés de opressão! No mínimo teríamos um ambiente mais sadio de convivência.

Para muitos, falar de amor pode ser uma utopia, mas se pensarmos que o amor passa pelo respeito, talvez esta não seja uma ação tão utópica assim. Pensa nisso!

Eu defendo a ética, a saúde e a alegria na prática pedagógica!

Esta foi mais uma carta de desabafo! O registro de um desejo!


Beijo carinhoso,
Carla Rodrigues.
Porque amar é respeitar!


Um comentário:

  1. Oi Carla... Pegando carona em seu desabafo!!!
    Sou a favor do uso do diálogo, mas quando não há o diálogo é preciso encontrar outra maneira de sermos ouvidos. O que está ocorrendo na cidade do Rio de Janeiro é nada mais nada menos, que a insatisfação de toda uma categoria descontente com as condições de trabalho oferecidas de tempos remotos. Infelizmente a situação da Educação brasileira sofre, de modo geral, com o descaso de todos os atores envolvidos. Encontramos professores mal preparados e mal remunerados, gestores ausentes, estudantes desinteressados, escolas sem condições de uso e um ministério pouco atuante. Por outro lado, existem estabelecimentos educacionais públicos que apresentam ótimas condições físicas, profissionais compromissados, estudantes assíduos, ou seja, resultados positivos; Por que essa realidade não ocorre em todo o país?! Sabemos que a Educação necessita urgentemente de recursos – humanos e financeiros – é por isso que todos, todos que acreditam na valorização da Educação em todos seus âmbitos têm o direito e, principalmente, o dever de participar, de buscar melhorias e tudo mais que for necessário para o avanço de uma sociedade digna, ética, justa e humana. Penso também que esta reflexão precisa ser discutida profundamente com toda a sociedade brasileira e, que os governantes assumam vossas obrigações e atuem de forma responsável, honesta e eficaz visando à valorização e desenvolvimento da Educação brasileira. Então, será que somos capazes?!!

    ResponderExcluir