quinta-feira, 11 de julho de 2013

Poema e reflexão _ Aprender


É preciso avançar!
Silêncio que paira...
Reflexão que chega...

Dentro da ignorância

somos felizes.
Mas meu ser necessita de luz!
Então,
caminho em busca do conhecimento.

Na busca pelo conhecimento,

vejo desordem e sofrimento.
Até que num processo de homeostase,
me encontro e encontro a alegria.
Até que num piscar de olhos
me vejo e percebo-me novamente em dor.

Então,

neste movimento cíclico
de construção e desconstrução,
faço e me refaço.
Aprendo, desaprendo e reaprendo.

Caminho!

Cresço!
E percebo:
Só aprendemos
porque passamos pela dor.

Ah...

Mas o conhecimento construído gera intenso prazer ao organismo!
Sim, meu ser deseja a luz!
Simplesmente, porque aprender é um movimento de prazer intenso!!!

Portanto, nosso sentimento e nosso corpo

é, ao mesmo tempo,
ponto de partida e ponto de chegada
para a efetiva aprendizagem.



                *Aprender? Aprendizagem?
Como percebemos nossos alunos?
Como cuidamos do desenvolvimento deles?
Será que de fato enxergamos nossos alunos como seres de sentimentos oscilantes?
Será que realmente oferecemos espaço e condições para o corpo e o sentimento ser feliz, caminhar, crescer e, finalmente aprender?
Fica então alguns pontos de reflexão para todos nós, educadores!!!

Beijos de quem ama aprender!!
Carla Rodrigues.

Nenhum comentário:

Postar um comentário