sábado, 21 de fevereiro de 2015

Compartilhando experiências 5 - Reflexões e Vivências de 2014

Rio de Janeiro, 21 de fevereiro de 2015.


Amigos,

A educação clama por melhorias, nós sabemos! Mas é imprescindível reforçar sempre: Nossos alunos merecem um espaço de aprendizagem vivo, agradável, colorido, bonito, desafiante e rico em possibilidades!! Nós, educadores, merecemos uma formação continuada de melhor qualidade, um ambiente agradável de trabalho, além de outras questões... Em verdade, sonhamos com a valorização do ensino público, em especial; assim como temos o anseio pelo reconhecimento do nosso trabalho, fruto do nosso esforço e dedicação! Quando falo em reconhecimento, refiro-me a possibilidade de disseminar conhecimentos construídos para, quem sabe, inspirar novas ideias, novos conhecimentos; falo na possibilidade de amadurecimento e crescimento!

Precisamos ser educadores ativos! Sonho com uma escola que ensine mais do que um português e uma matemática limitada! Por que não trabalharmos com projetos que efetivamente preparam cidadãos para a vida?  Por que tanta mediocridade no ensino público brasileiro? Não quero aqui entrar no discurso político neoliberal, porque desta esfera não espero grandes ações, infelizmente. Mas desejo inquietar cada educador, cada equipe de gestão escolar, pois compreendo que mudar esta realidade é possível. Do micro para o macro, de tal forma que este não tenha outra opção. A educação se faz nas pequenas ações!!!

Portanto, crie, recrie, explore, viva!! Esta é a essência desta postagem!!!

Em 2014 praticamente não realizei postagens no Blog. Por alguns motivos pessoais fiquei ausente. Todavia, gostaria de compartilhar um pouco do trabalho desenvolvido. Entendo que trabalho "fechado" é trabalho morto. Todo conhecimento precisa ser dividido para ser multiplicado, isso sim é um trabalho vivo!!  Tenho prazer em compartilhar!!

Todavia, é importante ressaltar o quão valoroso e ético é o educador que sabe recriar ideias sem omitir sua origem e/ou idealizador. Comparativamente, podemos dizer, a ciência avança em cima de pensamentos, ideias e descobertas pré-existentes... Estas representam um ponto de partida, e não de estagnação. Seu sentido encontra-se na incansável busca pela qualidade da solução de um problema-fim. Desculpa a abordagem, mas falo isso porque já vi muitas ações sem ética, lamentavelmente. A esses que vivem de estética e se dizem educadores, o meu desprezo... Todo mérito e louvor aqueles que criam, recriam, exploram e vivem a essência da arte de educar!!!






















 Bom, essas fotos representam um pouquinho
do que minha turma de 2º ano/EF-1
viveu ao longo do ano de 2014.
Importante dizer que, absolutamente, todo material e
conceito exposto foi construído junto com eles!

Ao longo do ano vivenciamos o Projeto Descobertas,
onde exploramos conhecimentos geográficos, especialmente;
mas também trabalhamos temáticas como a água, por exemplo.

A foto "Casa dos Textos" representa o resultado de
um trabalho mais abrangente,
cuja culminância foi a "Festa dos Brinquedos".

Foi um ano bastante prazeroso!!

Crie, Recrie, explore, viva!!
Seja um educador ativo!!

Beijinhos!!
Carla Rodrigues.

Nenhum comentário:

Postar um comentário