sábado, 22 de junho de 2013

Compartilhando Experiências 3 _ Estados do Brasil


Rio de Janeiro, 22 de Junho de 2013.


Queridos,

               No processo de ensino-aprendizagem é imprescindível nos mantermos sensíveis e atentos às demandas do grupo. Infelizmente o estudo sobre os estados do Brasil não está previsto no currículo do 1º ano. Aliás, a geografia oficialmente não está prevista... Mas por que deixar de fora um conteúdo importante? Apenas precisamos saber identificar o momento e a forma mais adequada para desenvolvê-lo. Daí a relevância de percebermos nossos alunos como sujeitos ativos do processo. Eles revelam o que desejam aprender!!!

               Um dia uma aluna chegou em sala de aula com um livro de histórias sobre o boto cor de rosa e me pediu para ler para a turma. Após a leitura, vivenciamos uma roda de conversa, quando contei sobre minha experiência com os botos. Ficaram encantados! Muitas perguntas surgiram! Imediatamente peguei um mapa do Brasil que havia na escola e mostrei o Estado do Amazonas, falei do Rio Negro, local em que os botos moram. Foi um momento enriquecedor para todos! Gostaram das histórias, do desenho do mapa do Brasil, do clima da aula... Curiosidades diversas brotaram. Pediram-me para localizar o nosso estado no mapa. Não só localizei como mostrei o mapa do Estado do Rio de Janeiro. Tiveram então o primeiro contato com a noção de escala, ao comparar mapas diferentes. A aula gerou desdobramentos para outros dias. Minha mente ferveu de tantas idéias... Fui para o SAARA, no Centro do Rio de Janeiro, procurar um mapa mais simples para estudo.
           Enfim, um simples livro de história desencadeou momentos enriquecedores na turma. Trabalhamos leitura, escrita, noções geográficas, matemática e cidadania, ao falar do Brasil. Agora, eles me solicitam para mostrar os Estados Unidos, mas entendi que seria melhor caminhar devagar para não confundir as cabecinhas... Seria informação demais para eles, pois ainda não possuem a noção de Estado e país.
               A aula foi tão interessante, que filmei, mas infelizmente não posso publicá-la.           Segue apenas o resultado final do nosso trabalho!


* O mapa foi comprado no SAARA,
mas a produção do quadro foi feita por mim, utilizando placa e letras de EVA.
As bandeiras imprimi da internet.



*Montamos um alfabetário com os Estados do Brasil,
o que ajuda bastante na compreensão de algumas dificuldades ortográficas.
Importante destacar que o quadro foi construído por eles!


2 comentários: