sábado, 29 de junho de 2013

Desabafo e reflexão _ Em tempos de protestos...



Somos seres curiosos, naturalmente. Nascemos com o desejo de aprender e crescer. Mas como dar conta da curiosidade de nossos pequeninhos num mundo em que somos bombardeados por tantas informações e agitações diariamente? Organicamente, como reage nosso cérebro diante de tantos estímulos?

Que formação precisamos oferecer aos educadores para que estes possam assumir a difícil tarefa de compartilhar e possibilitar a construção de conhecimentos?

Quando reflito sobre alfabetização e processo de ensino-aprendizagem, me lembro que muitas vezes ouvi falas como "Prefiro o método de antigamente. Dizem que é ultrapassado, mas pelo menos as crianças aprendiam. Hoje poucos aprendem... Existem tantos analfabetos funcionais... O ensino está péssimo! Professores bons eram os professores de tempos atrás... etc etc etc". Enfim, será que tudo é uma questão de método? Se é, então porque a questão não se resolve facilmente? Assim, penso tratar-se de uma questão complexa que vai além de uma proposta metodológica e de um sujeito-professor. Embora, diariamente este carregue a maior parte da culpa...

O fato, é que a geração que necessita se alfabetizar hoje é  completamente diferente da geração das décadas de 50, 60 ou 70. O mundo em termos sociais, econômicos e políticos já não é o mesmo. As demandas são outras... Então, percebo que mais que recursos e metodologias é imprescindível ao mediador da aprendizagem saúde física, emocional e espiritual, além de vontade, disponibilidade, ideal social e competência técnica sob uma perspectiva sistêmica de educação.

Muitas famílias abandonaram a educação de seus filhos, algumas escolas (especialmente as públicas) estão entregues a própria sorte, os professores estão completamente sozinhos (na grande maioria das vezes), o governo só pensa na maquiagem dos números... Enfim, a educação tornou-se uma utopia para muitos que frequentam os bancos escolares, que aliás já deveriam ter sido queimados... Precisamos de escolas abertas, capazes de oferecer aos jovens mais que uma cadeira e uma mesa individual enfileirada dentro de alguns poucos metros quadrados, além de um quadro de giz repleto de tarefas a serem copiadas.

O povo está na rua clamando por qualidade na educação! QUA-LI-DA-DE, sem dúvidas um termo bonito, mas para mim, um conceito vago e superficial. Afinal, o que é educação de qualidade? Quais os parâmetros para se definir um conceito de qualidade? Como conquistá-la, que caminhos seguir na busca desta, se várias de nossas escolas são feias e sujas, se o poder político e arbitrário impera no interior destas, se os professores são subjulgados, muitas vezes humilhados e tem suas necessidades básicas comprometidas, se as crianças são tratadas como números?

As salas de aulas das escolas públicas estão entupidas, os professores são obrigados a tolerar situações inaceitáveis, contam com a ajuda de poucos colegas educadores e o pior, são obrigados a sorrir, porque do outro lado do muro ninguém pode saber o que se passa em seu interior. Mascarar é a ordem política do nosso tempo!! 

Como resultado de tudo isso, a indisciplina é quase incontrolável, a violência é crescente, as dificuldades de aprendizagem afloram absurdamente e o abatimento dos professores é visível.

Então, em tempos de protestos, só posso gritar CHEGA! CHEGA! CHEGA! QUERO SERIEDADE NA EDUCAÇÃO! PRECISAMOS DE ESCOLAS INOVADORAS EM SEU MODO DE GESTÃO, REORGANIZAÇÃO DOS ESPAÇOS E PROPOSTAS PEDAGÓGICAS E CURRICULARES. A EDUCAÇÃO NECESSITA DA PARCERIA EFETIVA COM A SAÚDE E A ASSISTÊNCIA SOCIAL!!

ACORDA BRASIL!!! EDUCA TEUS FILHOS ANTES QUE SEJA TARDE DEMAIS!!!

ACORDA MUNDO!!! AMA TEUS FILHOS ANTES QUE O ÓDIO E A INDIFERENÇA À VIDA OCUPE O CORAÇÃO!!

Enquanto isso, sigo fazendo meu trabalho de formiguinha. Chorei e choro, porque me deixei cativar por aqueles que não tem limites, meus alunos, simplesmente porque foram abandonados por suas famílias e pelo Estado. Conhecem a dureza da vida e reagem à falta de amor, sem saber que o maior e verdadeiro amor vem de DEUS. Isso me assusta!!!

O vandalismo e a proporção dos protestos me assustam demais!!! O mundo está esfriando em amor!! É fato, a gente vê! É bíblico, está escrito! É científico, o nível de ocitocina, hormônio da capacidade de amar, reduz a cada geração, tamanha a falta de cuidado com a gestação e o parto humanizado!! 

Clamo por misericórdia e amor de Deus sobre nossa Terra!!!

É isso!!


Rio de Janeiro, 29 de Junho de 2013.
Carla Rodrigues.







2 comentários: