terça-feira, 10 de maio de 2011

Carta ao Educador 4: Experimente!

Rio de Janeiro, 10 de Maio de 2011.

Paz, Alegria!!

          Começo esta carta compartilhando um sentimento que me invadiu logo pela amanhã, apesar da noite mal dormida, devido a uma tosse incessante de origem alérgica, o que trouxe um pouco de falta de ar. Lembro apenas que minha mãe adentrou meu quarto no meio da madrugada e, como se eu ainda fosse uma criança, me ofereceu um delicioso xarope que me acalmou e me fez adormecer. Também foi ela quem me acordou hoje cedo para irmos até nossa casa em construção... Este carta não é para falar dos mimos que recebo, mas das reflexões que estes também me trazem. Minha mãe é uma mulher sábia que edifica sua casa, a quem Deus abençoou com uma forte dose de amor. Já meu pai, é um construtor admirável, a quem Deus ofertou sabedoria de vida e espírito empreendedor. Estas são minhas bases!! E delas tenho imenso orgulho!!
          Mas você pode se perguntar: "O que tem a ver mimos e bases com educação? Por que compartilhar algo pessoal neste espaço?" E eu lhe digo, amigo educador: Impossível falar de educação sem falar de emoção, sem falar de construção! Num processo em que se pretende desenvolver um Ser é essencial descobrir suas bases e seus sentimentos. Esta situação que relatei me trouxe à mente duas leituras realizadas à um tempo atrás: "Conversas sobre educação", de Rubens Alves, e "Quem educa marca o corpo do outro", de Fátima Freire Doubor. No sentido figurado, eu diria: é um pote cheio de deliciosos morangos cobertos por um saboroso chocolate derretido! Huuummmmm.... Consigo sentir seu sabor!! rs...
         É sobre estes livros e autores que desejo falar!
         Rubens Alves e Fátima Freire tem identidades diferentes, mas se assemelham na leveza de um discurso reflexivo, prazeroso e poético. Ambos, ousados e criativos, abordam a educação com muita seriedade, levantam questionamentos e provocam inquietações que nos faz desejar movimentar nosso corpo e nossas idéias em pról de uma construção sólida multifacetada. Como assim?! O que é isso?!
         Seja por meio de crônicas ou poetizando a educação, estes livros revelam seu papel e importância no desenvolvimento do pensar crítico e sensível do educador ao nos instigar à uma reação transformadora do fazer pedagógico. Vale a pena ler, especialmente se você gosta de um texto suave e/ou poético!! Eu indico!!
         Publicarei em seguida alguns trechos destes livros para que você possa degustar um pouco destes morangos com chocolate... rs. Sei que cada um de nós tem um paladar diferente. Mas permitir-se experimentar é imprescindível para ampliar nosso conhecimento... Experimente!! Liberte-se!!

         Beijo grande no coração de cada um!!
         Carla Rodrigues.

Nenhum comentário:

Postar um comentário