sábado, 14 de maio de 2011

Carta ao Educador 6: "Father and daughter" - Um curta!

Rio de Janeiro, 14 de maio de 2011.

Amigos educadores,

           Hoje desejo apresentar o curta "Father and daughter" àqueles que ainda não o conhece. Ganhador do Oscar do ano de 2001 como melhor curta de animação do diretor Michael Thyssen.
          Numa seqüência de imagens com traços simples e música suave, observa-se uma história emocionante, onde um pai despede-se de sua filha para realizar sua travessia costumeira do rio.
           À margem do rio se passa esta história!
          Ali, sua filha permanece todo o dia à sua espera, mas ele não chega. Então à noite retorna para sua casa. Dias, meses e anos se passam... Durante todo o tempo, em companhia de sua bicicleta, lá estava ela em busca de seu pai. O tom claro das imagens e os movimentos repetidos demonstram saudade, nostalgia e esperança pelo reencontro...
          Eis que chega um inverno e com ele a neve. O rio congela e a menina se depara com a pequena canoa de seu pai encalhada naquele rio-mar de gelo.
          Onde estaria ele?
          Como estaria ele?
          Para conhecer a tecitura deste fio e o encerrar desta história só mesmo assintindo ou... Quem sabe, reescrevendo este filme, por meio da sua imaginação...
          Vai até lá!!

          Penso que trabalhar com curtas de animação é um ótimo recurso para estimular o desenvolvimento das idéias, a criatividade, a leitura de imagem e a escrita de nossos alunos. Fica aí uma sugestão!

          Beijos,
          Carla Rodrigues.

Nenhum comentário:

Postar um comentário